A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) é uma estratégia sustentável de produção que integra mais de um tipo de atividade (agrícola, pecuária e florestal) na mesma área. Essa integração pode ser feita em sucessão, rotação ou cultivo consorciado. A ILPF possui quatro modalidades:

esquema de integração de lavoura com pecuária

 

Integração Lavoura-Pecuária (ILP) ou sistema agropastoril

esquema de integração de floresta com pecuária

 

Integração Pecuária-Floresta (IPF) ou sistema silvipastoril

esquema de integração de lavoura com floresta

 

Integração Lavoura-Floresta (ILF) ou sistema siviagrícola

esquema de integração de lavoura com pecuária e floresta

 

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) ou sistema agrossilvipastoril

Como saber qual modalidade adotar?

Nem todas as modalidades serão viáveis para sua propriedade. Por isso, é importante considerar as características da região e da propriedade. Podemos citar, dentre essas características: clima, relevo, maquinário e consultoria técnica disponível, proximidade de mercado, logística, etc.

Qual o objetivo e os benefícios da ILPF?

A ILPF tem como principal objetivo otimizar o uso da terra. Essa estratégia eleva a produtividade e a qualidade do produto, além de diversificar a produção. Assim, reduz-se a pressão para abrir novas áreas. Dentre os benefícios trazidos pela ILPF, pode-se citar:

  • Conservação e melhoria da qualidade e conservação das características produtivas do solo;
  • Intensificação da ciclagem de nutrientes no solo;
  • Melhoria no bem-estar animal (conforto térmico) e sustentabilidade da agropecuária;
  • Manutenção da biodiversidade;
  • Geração de empregos e redução da sazonalidade do uso de mão de obra;

Quais os principais entraves para implementação da ILPF?

Atualmente, os entraves pra implementação da ILPF estão relacionados, em sua maioria, com a falta de disponibilidade de conhecimento ou formação técnica. Faltam consultores técnicos capacitados no mercado e interação entre os produtores. A flexibilidade conferida pela ILPF traz o desafio de se formar produtores e profissionais do agro capazes de explorá-la da forma mais benéfica possível. Além disso, é necessária uma transferência de tecnologia que disponibilize o maquinário necessário para o produtor a um preço acessível.

Onde posso me informar mais sobre ILPF?

Em 2012, foi formada a Associação Rede ILPF. Essa associação é financiada por um grupo de empresas, dentre elas, a Embrapa. Seu objetivo é acelerar o processo de adoção da ILPF e das tecnologias necessárias para sua implementação. A Rede oferece serviços de capacitação e de transferência de tecnologia e otimização da comunicação entre produtores e parceiros. No site da rede, é possível acessar dados e informações importantes, como números acerca da ILPF e conhecer propriedades-modelo que já adotaram a ILPF com sucesso. Você pode acessar o site aqui.

Você trabalha com ILPF? Quer conhecer as melhores cultivares para sua propriedade? Entre em contato conosco pelo site ou pelo Whatsapp e peça sua recomendação e faça seu orçamento!